Novo Porsche Panamera

Mais uma vez em primeira mão em Portugal apresentamos imagens oficiais de um novo modelo, desta vez do Porsche Panamera. Este novo desportivo de 4 portas vem com as munições apontadas ao Mercedes CLS e estará preparado para futuras novas ofensivas da Audi com o A7, que curiosamente também já pertence à Porsche pois esta já é a toda poderosa da VW com 65% do capital, do Aston Martin Rapide e do Lamborghini Estoque, já por nós apresentado.

Com 4,97 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e apenas 1,42 metros de altura, um peso de quase duas toneladas, não podemos dizer que será o ideal para um desportivo, mas a distância entre eixos de 2,9 metros, a suspensão de ar electrónica, a nova caixa de dupla embraiagem PDK, com tracção traseira ou às quatro rodas, coeficiente aerodinâmico de 0,29 cx e um conjunto de motores de elevada potência aliado a uma imagem e qualidade imaculadas, vão fazer os engenheiros da marca da estrela passar muitas noites em claro, já para não falar dos da BMW que nem concorrente têm para estes dois, com o abandono do Concept CS.

De início estarão disponíveis o modelo S e Turbo, cujos motores já conhecemos do Cayenne, o V8 de 4806 cc, com cerca de 400 cv no aspirado, e 500 cv no duplo-turbinado. Mais tarde deverá aparecer o V6 com 300 cv, seguidamente o híbrido conjugando um V6 com um motor eléctrico somando 350 cv, e o Turbo S com cerca de 600 cv.

Por confirmar está o modelo diesel, mas depois do anúncio oficial do Cayenne com o V6 3.0 de 240 cv, não temos dúvidas que irá surgir um modelo com esse outrora “impensável” combustível, mas aqui com duplo turbo e mais de 300 cv, que a Audi já está a desenvolver para apresentar no novo A8 em Genebra no próximo ano .

Aproveitamos também para mostrar o interior do Panamera, mas aqui com fotos espia e não fotos oficias. Como podem verificar pelas imagens, a futura consola central terá tantos botões como os de um Boeing 747, contra a nova tendência muito mais “limpa” dos seus concorrentes alemães BMW e Mercedes.

O que chama mais a atenção é sem dúvida a elevada posição da manete da caixa de velocidades, que podemos identificar como pertença à nova PDK, e que o design da consola central foi sem dúvida inspirado no também topo de gama, desta vez de uma marca pertencente à Nokia, o telefone de elite Vertu.


Não?!...

Resta-nos informar que o esperado Panamera estará à venda no segundo semestre de 2009 com uma produção inicial de 20.000 unidades por ano, podendo chegar às 50.000 quando estiverem todos os modelos disponíveis.

0 comentários:

Enviar um comentário