Lamborghini Gallardo LP560-4 Spyder... vs Ferrari Scuderia Spider 16M

Foi apresentado o novo cabrio da Lamborghini, a versão Spyder do escaldante Gallardo LP560-4. Não foi por acaso que a Ferrari lançou primeiro a sua versão Spider limitada a 499 unidades do F430 Scuderia, aproveitando o facto de ter ganho o seu 16º título de Construtores do mundial de F1 para o intitular Scuderia Spider 16M. Puro aproveitamento de marketing, porque o novo Scuderia já tinha sido apanhado em testes muito antes de se saber quem seria o vencedor do campeonato de F1. Nada acontece por acaso e como o LP560-4 foi a resposta menos extrema em falta de conforto mas de similar performance da Lamborghini ao Scuderia, a Ferrari apressou-se a lançar outro puro sangue mas de céu aberto, que já começam a rarear na marca italiana, para “colocar” a rival outrora italiana no seu sítio.

E convenhamos que este LP560-4 Spyder não tem a vida nada facilitada, porque do outro lado do ringue estão 510 furiosos cavalos extraídos do V8 de 4,3 litros, com uma fabulosa caixa robotizada de 6 velocidades, e um diferencial electrónico vindo direitinho da F1 tornando-o no mais rápido cabrio alguma vez testado na pista de Fiorano, batendo até o poderoso V12 de 4,7 litros e 520cv para 1350kg do F50 de 1995. Claro que os 1340kg a seco (menos 80kg que o F430 Spider) graças à fibra de carbono e ao equipamento quase nulo exceptuando o novo e exclusivo ipod de 16G na consola central (também 16... engraçado), os travões de cerâmica, ou difusor traseiro também contribuem para as curvas cismarem que acabaram de ver passar um carro de competição, mas com um poder de aceleração que o faz chegar aos 100km/h em apenas 3,7 segundos... nunca o conseguem confirmar.

Para não ficar KO logo no primeiro assalto, a Lamborghini teve que ter uma abordagem diferente, dotando o seu atleta com mais 50cv que o rival para compensar os 1550kg na balança, fruto de um chassis em alumínio e muito mais equipamento (GPS, muita pele, ventilação independente, etc...), mas são 560cv às 8.000rpm de um novo V10 de 5,2 litros de injecção directa que conseguiu uma redução de consumos e emissões CO2 de 18% em relação ao modelo anterior. Com uma aceleração dos 0 aos 100km/h de 4 segundos e uma velocidade máxima de 324km/h, contra os 315km/h do Ferrari, tracção às quatro rodas, travões de 365mm na frente e 356mm atrás, ou com a opção dos de cerâmica de 380mm e 356mm, a nova caixa automática “egear” que no modo “corsa” é agora 40% mais rápida que a anterior, uma aerodinâmica melhorada, com aquela frente “à Reventon”, podemos esperar um verdadeiro duelo de titãs.

Quem sairá vencedor deste combate?
A resposta é fácil...
Se for um combate K1, como são só 3 assaltos o Ferrari ganha aos pontos.
Se for um combate de Boxe com 12 assaltos, ganha o Lambo por KO porque ninguém aguenta mais de 5 assaltos num Scuderia... o Gallardo só precisa de se esquivar porque o condutor do Ferrari vai ao tapete por exaustão...
Ah é verdade... e podemos gozar de toda esta fúria de velocidade com a capota aberta, que para quem tem cabrio sabe muito bem que é a alta velocidade que se gozam melhor os prazeres dos cabelos ao vento... sem remoinhos... ou barulho...

1 comentários:

Rui Sousa disse...

Assim não é facil de acompanhar o nivel de reportagem... tenho de me esforçar mais pode ser que ganhe um scuderia!! Se eu fosse a escolher ia para o 16M, só por causa do iPod esclusivo claro!

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