BMW Vision EfficientDynamics Concept

A grande atracção da BMW no salão de Frankfurt foi revelada no mesmo dia que o co-fundador deste blog, Rui Sousa, foi pai pela primeira vez!!

Como BMW Vision EfficientDynamics Concept é um nome muito careta e sendo este um recém-nascido lindo que chega com estrondo e já deixa a sua marca, o Motor Machines vai fazer uma “Homage” e baptizá-lo de… Inês.

O Inês é o protótipo de um superdesportivo com o qual a BMW antecipa a tecnologia “verde” que irá implementar nos seus futuros modelos.

Este coupé de 2+2 lugares e tracção integral vem equipado com um sistema híbrido composto por dois motores eléctricos, um para cada eixo, e um motor turbodiesel colocado à frente do eixo traseiro totalizando uma potência de 356cv com um binário de… 800Nm!!

O motor de combustão utilizado é um novo três cilindros de 1,5 litros, ou seja, metade do 3,0 litros que equipa o 335d, debita uma potência de 163cv, 290Nm de binário e irá futuramente ser utilizado noutros modelos da marca, nomeadamente o série 1.

As performances anunciadas são extraordinárias, com uma aceleração dos 0 aos 100km/h de apenas 4,8 segundos, velocidade máxima limitada aos 250km/h e um consumo médio de… 3,76l/100km com emissões de CO2 que não ultrapassam os 99g/km.

Em modo exclusivamente eléctrico o Inês pode percorrer uma distância de aproximadamente 50km, graças às suas baterias em polímero de lítio, com capacidade de 8,6 kWh, colocadas junto ao túnel central do veículo para o equilíbrio de massas, pois pesam 85kg, que podem ser recarregadas numa tomada de 220V em apenas duas horas e meia.

O design é ultra futurista, como manda a etiqueta dos protótipos, onde destacamos a transparência e leveza conseguidas com a extensa utilização de policarbonato na carroçaria e nos numerosos painéis de vidro sensíveis à luz, e o alumínio para construção do chassis e suspensão para assim se conseguir um peso total de 1395kg, num veículo com 4,60 metros de comprimento, 1,24 metros de altura, 1,90 metros de largura e um espantoso coeficiente aerodinâmico de 0,22cx.

Esperemos que não seja mais um protótipo a ficar “na gaveta” ou que a versão final não seja demasiado desvirtuada… acabem só com aqueles néon azuis.

1 comentários:

Rui Sousa disse...

A melhor reportagem de sempre!!! A Inês agradece a "Homage" efectuada, e promete que assim que conseguir clicar num rato vai contribuir fervorosamente para o contador de visitas!

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