Ginetta G50

Começamos o ano de 2009 a falar de uma marca inglesa, a Ginetta Cars, que constrói carros de estrada e de corrida desde 1958.
Em 2005 Lawrence Tomlinson comprou esta marca britânica baseada em Yorkshire e passados 3 anos lançou o primeiro modelo da sua era, o Ginetta G50.

Com um design agressivo este coupe destaca-se pela sua enorme frente e posição de condução bastante recuada quase no eixo traseiro, e não sendo lindo de morrer tem bastante personalidade, com inspiração no seu modelo de maior sucesso, o G4 dos anos 60, esta mescla de classicismo e modernismo resulta muito bem.

Mas o termo que melhor se encaixa neste modelo é o “ligeirismo”, não só porque o seu chassis tubular e a carroçaria em material compósito lhe conferem rigidez e leveza, nomeadamente 795kg na actual versão base, equipada com um motor Ford V6 de 3.5 litros de 300cv montado atrás do eixo dianteiro, com uma caixa sequencial de 6 velocidades da Quaife, que fazem este tracção traseira chegar aos 100km/h em pouco mais de 4 segundos, mas também devido ao preço... 35.000 Libras em Inglaterra. Nos dias de hoje, um carro exclusivo com este tipo de performance, a este preço... é uma pechincha!!!

Para já o G50 tem disponíveis três versões, esta de estrada o G50R, e duas para as pistas, o G50 Cup Car e o G50 GT4 para o campeonato FIA GT4 “series” que provaram ser bastante competitivos.
Os projectos para este modelo não se ficam por aqui pois será lançado o G50Z para a competição GT3 e está em desenvolvimento a versão de estrada do V8 da Zytek utilizado em competição sendo de esperar 520cv para os mesmos quase 800kg... promete.

Mas a maior novidade é sem dúvida o G50EV (Electric Vehicle). A informação ainda é escassa mas a marca afirma que se trata de um modelo totalmente eléctrico, consegue atingir 193km/h de velocidade máxima e terá uma autonomia de 402km. Esperemos que demore os mesmos 10 minutos a recarregar que o seu concorrente Lightning GT, porque esse é sem dúvida o calcanhar de Aquiles dos modelos eléctricos, sendo a média actual de 3 a 4 horas.

Mais uma marca que damos a conhecer, mas ainda não foi desta que falamos do modelo que serve como “símbolo” do nosso blog.
Será que ninguém consegue responder ao repto que lançamos aquando da nossa primeira reportagem a 25 de Junho de 2008?...
“Que carro é este?!”

0 comentários:

Enviar um comentário