Ford Shelby GT500 Mustang



É com especial emoção que falo de um Mustang. Desde pequeno que vibro com os mais variados modelos presenteados no grande ecrã, cuja beleza me deixava embasbacado. Estamos a falar de um carro muito importante para a história automóvel, porque para além de lindo de morrer o Mustang quando foi lançado em 1964 (a primeira versão foi cabrio) foi o primeiro carro da História a disponibilizar extras. Isso mesmo, aquilo que hoje em dia é normal, e se for um BMW ou Mercedes é mesmo obrigatório como a escolha de pintura metalizada, estofos de cabedal, faróis, vidros, rodas, volante... enfim, é tudo extra, até então não existia. Os carros eram todos iguais, só mudavam na cor.

E com todas as evoluções que foi sofrendo até aos dias de hoje, vou apresentar, como é óbvio, o que tem a mãozinha da Shelby que será lançado em 2010, o verdadeiro Muscle Car Americano, o novo Cobra, o novo Shelby GT500!!
Tendo como base o Shelby GT500KR (King of the Road) lançado na comemoração dos 40 anos deste modelo, o novo Shelby Cobra terá um V8 de 5,4 litros com compressor, capaz de debitar 540cv, mais 40cv que anteriormente, com um binário de 690Nm a descarregar nas rodas posteriores. Para além do reforço da potência, foram também reforçadas a suspensão, o duplo disco da embraiagem da caixa de 6 velocidades, e os discos de travão, agora com 250mm mais 35mm que na versão anterior, compostos por cobre e fibra de vidro para os tornar mais robustos, e vem agora equipado com os novos Goodyear F1 Supercar em jantes de alumínio forjado de 19’’ no coupe, 18’’ no cabrio.

Com tudo isto, a Ford orgulha-se de ter melhorado o consumo do Shelby em auto-estrada, como se alguém que compra um Muscle Car americano quisesse saber disso para alguma coisa...
Não tarda nada começam também a dizer que faz curvas muitíssimo bem... estes americanos...
As novidades não são se ficam por aqui, porque o mais potente dos Mustang vem equipado com novos gajets de série, como o SYNC, que para além de cérebro do veículo tem também um sistema de mãos livres e de activação por voz dos sistemas de comunicação e entretenimento desenvolvido pela Ford e Microsoft, o 911 Assist, que quando o telemóvel está emparelhado com o SYNC e há um acidente que faz disparar o air bag é feita uma chamada para a central de emergência local automaticamente, ou o Vehicle Health Report (VHR), que envia automaticamente pelo mesmo telemóvel do condutor para a Ford, através de um número grátis, toda a informação relevante do automóvel também diagnosticada e recolhida pelo sistema SYNC.

Para além de tudo isto, há também a possibilidade de o condutor escolher a luz interior de acordo com o seu estado de espírito, a que deram o nome de Ambient Lighting System.
A Mustang quer assim provar que o novo Shelby GT500 não é só músculo, é também sofisticação, o que é perfeitamente desnecessário, pois só vem adicionar mais peso ao conjunto, e quem quiser obesidades tecnológicas... que compre um SL AMG.

PS: Compre um SL AMG cá na Europa, porque nos EUA o Shelby é muito, mas muito mais barato... injustiça.

2 comentários:

Rui Sousa disse...

que reportagem tão detalhada com ambient lights e o caneco, por momentos parecia que estava a ver um episódio do saudoso Rotações... é verdade andei num Mustang nos EUA :)

Tito disse...

Este blog pode vir a ser dos melhores nesta área, porém, para atingir esse desiderato, se é isso que pretende, tem de abandonar nas "boxes" um certo tipo de linguagem, como "CHULOS" "PANELEIRICES", porque senão vai acabar por ser mais um blog só para meis duzia de pessoas, o que seria uma pena, porque tem imensa qualidade e aqueles adjectivos podem muito bem ser substituidos por sinónimos muito mais apelativos...é só uma questão de imaginação. Esta critica que pretende ser construtiva, não deixa de ser apenas uma opinião e vale o que vale. Eu vou continuar a cá vir até porque sei que o meu amigo Ricardo é um gentleman.

Enviar um comentário