Mercedes-Benz SLS AMG… Gullwing

A Mercedes prepara-se para lançar o SLS AMG versão moderna do Mercedes-Benz 300 SL de 1955, o carro mais bonito de todos os tempos.

Nós no Motor Machines gostamos de apresentar novidades ou máquinas desconhecidas e escrever sobre este veículo quando as fotos espia foram “oficialmente” apresentadas no início de Março, não faz muito sentido…


Mas como temos um leitor que nos sugeriu que escrevêssemos sobre o novo SLS nas já longínquas primeiras semanas de existência do nosso blog… decidimos surpreendê-lo.

A parceria com a McLaren terminou mas a marca da estrela não deixou os seus créditos por mãos alheias e para deixar a sua marca bem vincada o novo SLS traz de volta as “asas de gaivota” do já referido mítico 300 SL.


Como ainda só conhecemos fotos espia o design final está longe de poder ser criticado por isso resta-nos referir que este terá um chassis em alumínio spaceframe, responsável pelo peso não ultrapassar os 1620kg, o motor escolhido será um V8 de 6.3 litros naturalmente aspirado com 571cv às 6800rpm e um binário de 650Nm às 4750rpm montado na frente mas atrás do braço da suspensão para um melhor equilíbrio de massas, complementado pela colocação da caixa de velocidades de embraiagem dupla e sete relações na traseira.


Com uma relação peso-potência de 2,84kg/cv o novo Gullwing terá como opção travões com compósito em cerâmica (um dos grandes defeitos do SLR foi sempre o tacto dos travões de cerâmica) mas as jantes de alumínio de 19’’ e pneus de 265/35 mm na frente e 20’’ de 295/30 mm na traseira serão de série.

A aceleração dos 0 aos 100km/h em 3,8 segundos estará sempre garantida graças também à função “RACESTART” e terá uma velocidade máxima de 315km/h.

Curiosamente foram já lançadas as fotos oficiais do interior e pelo que podemos ver… a consola central é “igual” ao Classe E AMG!?!

Um superdesportivo deste calibre que vem ressuscitar a memória de um dos maiores ícones da história automóvel merecia um interior completamente original…

Ventiladores com formato retro é manifestamente pouco…

Ainda não conhecemos o design exterior mas a julgar pela falta de arrojo interior penso que a única forma de honrar o 300 SL Gullwing será esperar pela invenção de uma Máquina do Tempo…

Ou não…

E se eu lhe disser que pode comprar um verdadeiro Gullwing novinho em folha?

Não… não é preciso viajar no tempo, só tem de viajar até Dresden na Alemanha, porque a Gullwing GmgH faz o seu sonho tornar-se realidade.

A empresa também responsável pelo regresso do fabuloso AC Cobra trouxe de volta o “original” 300 SL de 1955, mas em vez do 6 cilindros em linha de 3.0 litros e 215cv equipou-o com o mais recente V8 de 5.5 litros da Mercedes com 405cv, a respectiva caixa de velocidades automática de 7 relações e readaptou o chassis, suspensão e travões para lidarem com o aumento de potência.



No interior nenhum pormenor foi esquecido como o rádio de estilo retro… mas com GPS e o equipamento é bastante completo com ar condicionado, ABS, etc…

O único problema será não chegar a tempo de fazer um depósito de 50.000€ para encomendar um dos trinta Gullwing que serão produzidos anualmente… mas isso é só o sinal, porque passados 10 a 18 meses quando o seu estiver pronto, terá de pagar mais 115.000€, na Alemanha claro…


0 comentários:

Enviar um comentário