Novo BMW Z4

Foi apresentado o novo Z4 da BMW. Este é um modelo totalmente novo, e é a primeira vez que a marca Bávara mantém o nome de um novo roadster, pois a saga “Z” começou com o já mítico Z1, seguido do Z3 e depois do Z4. Não será por acaso que se mantém a mesma designação do modelo anterior, pois o design é uma evolução deste, mais largo 148mm, e mais longo 9mm totalizando 4239mm.

Com uma aparência mais musculada e agressiva, a frente vem no seguimento do protótipo Concept CS, que viu a sua produção cancelada, mas cujo design irá inspirar os próximos modelos. A traseira tem clara inspiração no série 6 cabrio, principalmente se vista de perfil, mas a maior novidade é sem dúvida a adopção de um tejadilho rígido retráctil de alumínio, formado por duas peças que se alojam na bagageira em 20 segundos. Esta nova geração do Z4 não é só maior que a anterior, é também mais pesada, totalizando 1480kg na balança, contra os 1335kg de outrora, devido ao já referido tejadilho e aos novos motores de injecção directa.

Nesta fase de lançamento, a BMW escolheu 3 blocos a gasolina, e decidiu atribuir-lhes uma designação ridiculamente “complicada”, contra a habitual simplicidade dos números da série e cilindrada do motor escolhido. Assim temos como base o 6 cilindros de 2.5 litros denominado sDrive23i com 204 cv (“sDrive” para destacar o facto de ser tracção traseira...), capaz de fazer dos 0 aos 100km/h em 6,6 segundos e uma velocidade máxima de 238km/h, e dois motores de 3.0 litros, um atmosférico de 258 cavalos (sDrive30i) conseguindo chegar aos 100hm/h em 5,8 segundos, e um outro biturbo de 306 cavalos (sDrive35i) que dispara até aos 100km/h em 5,2 segundos ou em 5,1 segundos com a caixa de dupla embraiagem de 7 relações (disponível apenas para este e para o futuro M) com uma velocidade máxima limitada aos 250km/h nos dois modelos. Mais tarde irão aparecer as versões de 4 cilindros, e será de esperar uma inédita versão diesel, para rivalizar com o 2.0 TDI do Audi TT, e o futuro SLK 250cdi da Mercedes.

À semelhança dos novos modelos do construtor Alemão, também o novo Z4 adopta o conceito ecológico «EfficientDynamics», na sua mais recente evolução, o qual irá incluir o sistema de travagem regenerativo, direcção assistida eléctrica, pneus de baixa resistência e um indicador de troca de relação de caixa com objectivo de melhorar a sua eficiência.

Com um comportamento mais desportivo, a BMW afirma no entanto que este é um modelo mais confortável que o anterior, com o Dynamic Drive Control de série, com a possibilidade de escolha entre “comfort” e “sport” de acordo com as preferências do condutor, ajuda preciosa para combater a rigidez dos pneus run-flat montados em jantes de 17’’ de série, ou em jantes de 18’’ ou até mesmo 19’’ como opção.

No interior podemos encontrar maior espaço para as pernas, cabeça e ombros, melhor qualidade dos materiais, novo sistema iDrive, design mais ergonómico, cruise control adaptativo, travão de mão automático, e o novo GPS continua a “esconder-se” na consola quando não utilizado. Com o lançamento agendado para Maio de 2009 este Z4 tem setas apontadas para os já referidos TT e SLK, mas quer também ser uma alternativa válida ao Porsche Boxster, e pelo que podemos observar com a qualidade do “pacote” apresentado e sendo claramente mais bonito que o seu trio opositor, tem tudo para ser aquilo que o seu antecessor não foi... um sucesso de vendas.

1 comentários:

Tito disse...

Parabens Ricardo, tems aqui o melhor blog da blogosfera automovel...estás condenado a ter sucesso.
Um abraço. Força e continua.
OM

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