Mindset E-Motion já em 2009

Continuamos aqui no Motor Machines a chamar a atenção para marcas pequenas e independentes, que nos vão presenteando com soluções alternativas ao cada vez mais enfadonho mercado automóvel, onde todos os modelos são iguais... os Alfa vão ter todos a frente do MiTo, os Audi são todos iguais tal como referi na nossa reportagem sobre o RS6, os Lancia iguais, os Mercedes são aos pares (Classe A/ Classe B, Classe C/ Classe CL ou o CLC, SL / SLK “antigo”, ML / GL), os Peugeot tudo o mesmo, os Saab fotocópias, os Seat vão ser todos iguais ao Ibiza (já começou com o Exeo), os Skoda são todos feios (muito feios), a VW lança modelos novos que não conseguimos distinguir do antigo (o Golf) e os Volvo são como os Saab.
Hoje vamos falar da Mindset, uma empresa Suiça que irá lançar o E-Motion, “E” de eléctrico e “Motion” de locomoção, mas que ditos em conjunto esperamos que traga aquilo que o mercado está mesmo a precisar... Emoção!

Ao contrário de outros híbridos do mercado este futurista utiliza como energia principal um motor eléctrico de 94cv, que consegue fazer 100km com uma única carga, recorrendo depois a um a gasolina, V2 de 24cv para gerar energia e continuar a alimentar as baterias de ion-lítio. Concebido com um chassis tubular de alumínio e uma carroçaria com painéis em plástico o peso não ultrapassa os 800kg, ideal para conseguir prestações bastante céleres, mas cujos valores ainda não foram estimados.

Podemos confirmar pelas imagens que terá um design arrojado, sendo uma mistura de coupé e carrinha, terá portas com abertura “borboleta”, bastante luz interior com o tecto quase todo em vidro, e umas enormes rodas de 22’’ e que são “semi-descobertas” na traseira.
A Mindset planeia uma produção de 10.000 por ano a partir de 2009, valor bastante optimista para um veículo que irá custar cerca de 50.000€ mais impostos... poucos esperemos, pois é um veículo ecológico, mas quando toda a gente começar a comprar veículos eléctricos lá desvanece mais uma grande fatia da receita do Estado. O ISP... o IA... Já não bastava o Skycar?!
Hmm... ou muito me engano ou daqui a uns anos o governo vai tributar mais "os verdes" e incentivar é a compra de veículos a gasolina e bem pesados, que isso do aquecimento global não está nada provado...

0 comentários:

Enviar um comentário