Ecojet de Jay Leno pronto a rolar

Não é a primeira vez que referimos o conhecido comediante e apresentador televisivo norte-americano Jay Leno, conhecido também pela sua enorme colecção de motor machines, que pode visitar no seu site Jay Leno’s Garage.
É também conhecida a sua apetência por modelos raros ou únicos, como o seu Tank Car ou o mais recente Ecojet construído de raiz pelos seus mecânicos e engenheiros, na sua garagem, com a ajuda da General Motors mas inteiramente financiado por si.
O Ecojet é um projecto que demorou mais de dois anos e meio a desenvolver e está quase concluído… há sempre algo a melhorar.
O exclusivo coupé tem um chassis em alumínio e carroçaria em fibra de carbono para conseguir um peso de cerca 1100kg, mas o grande destaque é sem dúvida o motor a jacto de um helicóptero com uma potência de 750cv e 950Nm de binário.
Pode utilizar vários tipos de combustível, mas todo o projecto será o mais “verde” possível, sendo utilizado biodiesel num tanque… e JP4, um combustível para jactos 50% gasolina 50% querosene no outro!!
Chamamos atenção para a dificuldade da transmissão domar a potência e para o facto de os travões serem ultra especiais, porque o motor não “trava” o carro… quando se desacelera ele continua…
E o processo de ignição…

1 comentários:

Ricardo Prado disse...

48,000 rpm!!!

Enviar um comentário