Aston Martin Rapide apresentado

O aguardado Aston Martin Rapide foi finalmente apresentado em Frankfurt.
Já escrevemos várias vezes sobre este modelo e quem nos acompanha já saberá que para nós esta é uma das berlinas mais bonitas do mundo, mas…
Exactamente, há um grande “mas”.

É uma das berlinas mais bonitas do mundo, mas… é “apenas” um DB9 esticado.
Esticar um dos coupés mais elegantes de sempre da história automóvel teve como resultado uma berlina elegante e agressiva mas revela falta de ambição por parte da marca inglesa que sempre se vangloriou por ser distinta e de outro patamar em comparação com outras marcas como a Porsche, Jaguar ou Ferrari… mas no entanto segue o critério de uma Mercedes, Audi, Alfa Romeu, Volvo… que copiam o mesmo design em variadíssimos modelos.

No dia que a Ferrari lançar um quatro portas, temos a certeza que esse dia irá chegar, também teremos a certeza absoluta que não será nenhuma cópia de um modelo existente.
Quando olhamos para um DB9 afirmamos… é um Aston.
Quando olhamos para um Rapide afirmamos… é um DBBBB9.

Também já escrevemos sobre o motor, que será o V12 de 6.0 litros também do DB9, debita 470cv às 6000rpm, com um binário de 600Nm às 5000rpm acoplado à nova caixa automática de seis velocidades e patilhas de magnésio no volante Touchtronic 2, demora uns “eternos” 5,3 segundos dos 0 aos 100km/h.

A carroçaria em alumínio e o chassis também em alumínio e compósito de magnésio conseguem evitar a barreira das duas toneladas por uma margem de 50kg, mas mesmo assim o rendimento do motor deveria ser melhor, porque um BMW 750i com ambições muito menos desportivas e com 407cv consegue uma aceleração de 5,2 segundos.

Salva-se a velocidade máxima estimada nos 303km/h.
No interior o destaque vai para os lugares traseiros, que tal como Porsche Panamera são dois lugares individuais mas de posição mais elevada, que proporciona aos ocupantes a possibilidade de também visualizarem a estrada. Há também a possibilidade de estes serem rebatidos passando a capacidade da mala dos 301 para os 750 litros.

Na apresentação do Mercedes Classe E 63 AMG, fizemos uma comparação com os desportivos disponíveis no mercado e chegamos à conclusão que a nossa escolha recairia no Porsche Panamera, embora este fosse bastante feio.

Poderá causar estranheza ao leitor comparar um Classe E com o Panamera e muito mais com um Rapide, mas a Aston ao entrar neste segmento de mercado terá certamente o Classe E ou S em mente, tal como o Série 7 da BMW, ou o Maserati Quattroporte…

Claro que o Aston é muito mais elitista e também muito mais caro, mas por isso mesmo é que deveria ser… muito melhor.
Mas não é.
A concorrência e ponto de referência deveriam ser a Bentley.
A berlina de quatro lugares preferida no Motor Machines continua a ser o Porsche Panamera?
Não.

Foi também apresentado em Frankfurt o modelo que é o que o Rapide deveria ser.
O Rolls Royce Ghost.
Já o apresentamos na fase de protótipo, então apelidado de 200EX.
Não é preciso escrever muito mais.
É um Rolls Royce.
Está noutro patamar.
E o preço não irá divergir muito do futuro Rapide.
Para além do seu design sublime tudo acontece com um requinte arrasador.
E os seus 570cv extraídos do 6.6 litros V12, conseguem acelerar dos 0 aos 100km/h em 4,9 segundos, sem muitos sobressaltos na sua caixa automática de oito relações.
Há que manter compostura.
Nível…

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