Lamborghini Estoque

Poucos dias antes do início do Paris Motor Show 2008, foi revelado oficialmente o concept Estoque da Lamborghini, que se veio a tornar num dos principais pontos de atracção do mesmo salão automóvel.
Este é o primeiro Lambo de quatro portas e é a resposta da marca italiana aos também luxuosos e exclusivos Porsche Panamera e Aston Martin Rapide.
Bom… já pareço a generalidade da comunicação social da especialidade a apresentar mais um automóvel. É tudo muito bonito, é tudo muito bom… Vamos lá dissecar este novo fenómeno das marcas ultra desportivas se “lembrarem” de fazer sedans “normais” de quatro portas.

Antes de mais devo lembrar que este não é um fenómeno novo. Até aqui quem quisesse ter um carro luxuoso, de quatro portas, desportivo e exclusivo, comprava um Maserati Quattroporte ou um Bentley Continental Flying Spur por exemplo. E digo exclusivos não só pela marca a que pertencem, mas também pelo facto de só existir um motor disponível, quanto muito apareceram agora versões ainda mais potentes do que as de lançamento, há uns anos atrás, sendo assim, ainda mais exclusivas. Não corremos o risco de parar no semáforo e ter a versão 2.0d do nosso carro, mesmo ali ao lado.

As outras marcas desportivas começaram agora a responder, passados vários anos é correcto dizer-se, mas isso não significa que estivessem desatentas. A Porsche já anda a fazer um estudo de mercado para o seu Panamera, desde o lançamento de um automóvel ainda mais impensável para uma marca desportiva, o Cayenne. Com este jipe, a Porsche veio demonstrar que o mercado quer carros familiares de marcas ultra desportivas, e com a ajuda de outro construtor alemão, abriram a caixa de Pandora. A Mercedes, com o seu CLS, veio abrir as portas do mal, e ilibar a heresia de uma marca como a Aston Martin construir um desportivo de quatro portas…

Como o “mal” já está feito, vamos ver as suas consequências. Quem irá sofrer mais com este fenómeno? Sem dúvida que a BMW, com o seu mítico M5, e a Mercedes com os seus S e CLS AMG, estão na cabeça da lista, mas temo que as próprias marcas responsáveis por este fenómeno, são as seguintes a completar a mesma, contando até com o possível aumento de vendas que se poderá verificar.
Quem comprava um Aston, Ferrari ou um Lamborghini (e não… não refiro Porsche, porque a Porsche desde que fez o Boxster deixou de pertencer a este grupo) comprava paixão, diria mais… comprava irracionalidade. Comprava o carro que estava no poster do nosso quarto, em suma, comprava um sonho que passados uns dias de o conduzir, se transformava num pesadelo. E estas três marcas, desde que foram compradas por construtores como a Audi, Fiat, Ford, etc, perderam essa excentricidade. E com estes modelos de quatro portas, é a morte do mito. Vão ser substituídas pela Koenigsegg, Pagani Zonda, Ascari, Saleen ou a Wiesmann.

O que nos faz voltar a este Lamborghini Estoque, que com 5,15m de comprimento e 2m de largura, não me parece o mais indicado para o comportamento de super desportivo, tendo para isso a ajuda do sistema quattro e na frente do V10 do Gallardo LP 560-4, ou de um V8 turbinado derivado deste V10, um V8 híbrido ou até mesmo um Diesel… Começamos mal, já temos demasiadas escolhas de motor.

Mas nem tudo é “mau”, convenhamos que o Estoque tem um aspecto impressionante, com clara inspiração no Reventon, mas mesmo assim penso que para um Lamborghini é demasiado conservador, com excepção para as jantes de 22’’ na frente e 23’’ na traseira. No interior podemos encontrar 4 bancos desportivos individuais, um grande monitor LCD com toda a informação sobre o veículo, sistema de som de alta definição e vídeo para os lugares traseiros, e várias opções até mesmo para o design interior, com escolha entre formato analógico ou display digital, conforme o gosto do comprador.
Esperamos agora pela versão final, com a esperança que seja no mínimo… igual a esta.


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