Scorpion Prodigy P13

Scorpion Motorsports.
Mais uma marca do tipo de veículos que adoramos apresentar.
Não só por ser desconhecida do público em geral mas principalmente pela originalidade e pelo nível de performance de superdesportivo… por uma fracção do preço.
Sedeada em Miami esta empresa de design desenvolveu uma motor machine apenas focada na performance e sem qualquer outro compromisso.

A chave de todo o projecto foi o baixo peso.
Nos Estados Unidos da América as regulamentações obrigatórias para os automóveis tornam-nos demasiado obesos e como não existe nenhuma excepção para “light cars”, como no Reino Unido por exemplo, onde são construídos o Ariel Atom, o Caterham ou o Radical, a solução encontrada foi a configuração de três rodas. Com este formato é possível construir um carro ultra leve… mas registá-lo como motociclo.

Não se pense no entanto que a segurança foi descurada. A carroçaria é toda construída à mão composta por fibra de vidro, material compósito e carbono, cockpit “ninho de abelha”, como nos monolugares de competição, reforçado por painéis laterais para aumento da resistência e segurança.

Não é por acaso que falamos em monolugar de competição, porque com apenas um lugar central, asa dianteira para aumento do downforce e rodas sem carenagem, se não fosse a singular roda traseira o Scorpion Prodigy P13 seria mesmo um fórmula da estrada.

O peso total é de apenas… pasme-se… 245kg.
Falemos então do motor. Com tão baixo peso para se conseguir performances balísticas não será necessária muita potência e como este tem que ser também compacto foi escolhido um motor de 4 cilindros e apenas 1340cc, daí a designação P13.

Mas há um “pequeno” pormenor… o 4 cilindros é de origem Suzuki, o redline é atingido às 11000rpm e equipa um outro modelo bastante conhecido da marca… Hayabusa.
Com uma potência de 195cv e uma caixa sequencial com comandos no volante de 6 relações da Proshift, o Scorpion consegue acelerar dos 0 aos 100km/h em cerca de 3,1 segundos, e despachar os clássicos 0-160-0 km/h em apenas 10 segundos. O Bugatti Veyron consegue-o em 9,9 segundos!!

Mas não é só em recta que impressiona, o comportamento é segundo a marca também fabuloso com acelerações laterais de 1,5 g para o qual muito contribuem a suspensão em disposição horizontal na frente, que permite uma redução das massas não suspensas, com o consequente corte da resistência das rodas à movimentação vertical, os travões da Wilwood com maxilas de 4 pistões, a barra estabilizadora ajustável e o pneu traseiro de 325mm.

Mas por muito grande que a borracha traseira seja, o Prodigy será sempre muito mais sensível à aceleração do que se tivesse mais uma roda a colocar a potência no asfalto. No interior poderemos encontrar o mínimo possível. Vem equipado com um assento em cabedal, painel de instrumentos AiM MyChron 3, com informação das RPMs, indicador de mudança, 10 LED para indicação de limite de rotação, medidor de força “g” e memória interna de 512kb.

Toda a informação sobre o veículo poderá ser depois analisada bastando para isso fazer o download para um PC.
Ainda não sabemos o preço final, mas não deverá andar longe dos 50.000 Dólares, cerca de 35.800 Euros do rival canadiano T-Rex, embora este tenha a configuração de dois lugares.
Pelo nível de performance… é uma pechincha.

1 comentários:

Rui Sousa disse...

Pelos numeros apresentados, principalmente o peso, deve de ser uma rocada total andar nisso... gostaste do trocadilho rocada - prodigy!?!?! :) altamente

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