Euromilhões Race of Champions Southern of Europe

No passado fim-de-semana o Estádio do Dragão foi palco de uma fantástica competição motorizada onde os pilotos competem numa série de eliminatórias usando veículos semelhantes numa pista paralela e apenas a perícia e o talento marcam a diferença.
O Motor Machines não podia faltar.

Criada em 1988 pela International Media Productions presidida por Michele Mouton, piloto feminina de rally e por Fredrik Johnsson, a Race of Champions foi inicialmente concebida para os melhores pilotos de rally do mundo mas rapidamente atraiu com sucesso pilotos de outras competições como Michael Schumacher (sete vezes campeão de Fórmula 1), Tom Kristensen (oito vezes campeão das 24 Horas de Le Mans), Jeff Gordon (quatro vezes campeão NASCAR), Valentino Rossi (cinco vezes campeão de MotoGP) e tantos outros.

Com a final mundial da ROC marcada para Outubro em Pequim, a etapa portuguesa serviu para apurar directamente a equipa representante da Europa do Sul, que irá tentar suceder à Team Alemanha de Michael Schumacher e Sebastian Vettel como grande vencedora da Taça das Nações conquistada por estes no Estádio de Wembley em 2008.
Terão também a oportunidade de se bater pela vitória individual e tentar destronar o “Campeão dos Campeões” do ano passado… Sebastien Loeb.
Não será tarefa fácil…

Os bólides disponibilizados foram os KTM X-Bow com motor 4 cilindros de 1984cc turbinado de origem Audi, com uma potência de 240cv às 5500rpm, binário de 310Nm das 2000 às 5500rpm, para um peso de 790kg, caixa de velocidades manual de 6 relações, tracção traseira e suspensão independente.

Para além destes tivemos também os ROC car, um buggy com motor de 4 cilindros 1100cc e 16 válvulas de mota, com uma potência de 170cv às 9500rpm, um binário de 115Nm às 7500rpm, caixa de velocidades sequencial de 6 relações, tracção traseira, suspensão Fast&Speed e um peso de 475kg.

Um outro buggy o RX150 esteve também disponível, igualmente com motor de mota mas este com 954cc e 16 válvulas, potência de 150cv, tracção traseira, suspensão Dupla forquilha Assimétrica, caixa de velocidades sequencial de 6 relações da Honda, acusando na balança 425kg de peso.

A finalizar as “motor machines” fornecidas temos os Solution F com o corpo do Opel Astra GTC mas com um motor com 3498cc e 24 válvulas, uma potência de 310cv às 6000rpm, um peso de 950kg, também com tracção traseira e uma caixa de velocidades sequencial de 5 relações.

Com uma pista paralela de aproximadamente um quilómetro que necessitou cerca de 1800 toneladas de asfalto, 2200 toneladas de camada de suporte e uma ponte com 100 toneladas e com pilotos como Carlos Sainz, Sergio Vallejo, Daniel Sordo, Michael Doohan, Carlos Sousa, Filipe Albuquerque, Bruno Magalhães, Armíndo Araújo, Gigi Galli, Miki Biasion, Andy Priaulx, Jaime Alguersuari, Heinz-Harold Frentzen, Johnny Herbert, Emanuele Pirro, António Félix da Costa, Cílvio Piccione, Pedro Matos Chaves, José Pedro Fontes, Miguel Barbosa e Ni Amorim seria de esperar muito mais público nas bancadas.

A chuva que marcou presença no sábado ajuda a explicar esse facto mas no domingo o evento merecia uma verdadeira enchente o que lamentavelmente não se verificou. É pena porque quem se deslocou ao Dragão foi certamente surpreendido positivamente pela qualidade do evento e pela emoção proporcionada pelas corridas e por algumas exibições.

Nomeadamente a demonstração do fantástico Audi Quattro com a própria Michele Mouton a conduzir, o show de saltos dos pilotos de motocross da Red Bull X-Fighters, o Freestyle do português Paulo Martinho e a espantosa perícia de Terry Grant que para além dos “normais” peões sem ninguém ao volante, fez parte do percurso em duas rodas com um Mitsubishi EVO X… incluindo várias curvas… ficamos sem palavras.

No que concerne às corridas no sábado tivemos a Race of Champions Portugal ganha por Miguel Barbosa que bateu Filipe Albuquerque na final seguida pela Race of Champions Legends ganha por Andy Priaulx por dois a um, depois de ter começado com uma derrota frente a Johnny Herbert.

No domingo tivemos a emocionante Race of Champions Iberia ganha em apenas duas corridas pelo português Filipe Albuquerque contra Daniel Sordo, com a segunda corrida ganha por apenas 196 centésimas de segundo, embora o speaker insistisse na vitória do espanhol.
O último evento e mais importante foi o Race of Champions South Europe com o duelo entre quatro equipas de dois pilotos de Portugal, Itália, Espanha e Mónaco. Os portugueses não conseguiram chegar à final porque foram eliminados por três a dois pelos monegascos, que se sagraram campeões ao derrotarem a Espanha por três corridas a uma e têm assim garantida presença na já referida final na capital chinesa.

Parabéns à organização e esperemos que voltem para o próximo ano com mais pilotos e com máquinas ainda mais radicais.

0 comentários:

Enviar um comentário