WTCC – Circuito da Boavista 2009

Dois anos depois as corridas voltaram à Boavista num fim-de-semana muito animado para a cidade do Porto.
O Motor Machines não faltou.

A sétima etapa do campeonato WTCC decorreu num modificado circuito agora com chicanes mais largas… enquanto os acessos aos jornalistas são cada vez mais apertados. Se se mantiver esta tendência para a próxima edição também teremos de trabalhar de capacete…
A primeira corrida foi marcada por dois acidentes que obrigaram à interrupção da prova com Sergio Hernandez (BMW 320si) a bater num dos muros que delimitam o circuito sendo conduzido ao hospital, Alain Menu (Chevrolet Cruze) esteve quase sempre nas boxes tal como Augusto Farfus (BMW 320si), novamente envolvido num incidente à partida.

Com a pista seca depois da chuva da manhã para a segunda partida, Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) assegurou a liderança até ao final com um tempo de 1h 04m e 11,274s, mantendo na segunda posição Robert Huff (Chevrolet Cruze) a 2,934s e Yvan Muller (Seat Leon TDI) a 7,848s. Tiago Monteiro ficou em quarto lugar a 8,472s, Nicola Larini (Chevrolet Cruze) foi quinto a 15,790s, Jordi Gené (Seat Leon TDI) foi sexto a 16,192s, Rickard Rydell (Seat Leon TDI) foi sétimo a 16,640s e Augusto Farfus fechou a tabela de pontos com o oitavo lugar a 16,975s do vencedor e assegurou a “pole” para a segunda corrida que tem a grelha de partida invertida para os oito melhores da primeira.

Esta foi a centésima corrida do World Touring Car Championship desde que adoptou este figurino em 2005.
Tal como a primeira, a segunda corrida foi também atribulada com um toque logo no início entre Nicola Larini (Chevrolet Cruze) e Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) com Tom Boardman (Seat) e Mehdi Bennani (Seat) a acabarem também por se tocar quando procuravam desviar-se daqueles dois, obrigando à entrada do safety car.
Perto do fim novo incidente envolvendo Franz Engstler (BMW 320si) e Alain Menu (Chevrolet Cruze) terminou com o carro do suíço atravessado na pista, obrigando a nova interrupção da corrida, momento aproveitado por Yvan Muller (Seat Leon TDI), actual líder do campeonato, para assumir a segunda posição a a 2,295s do vencedor, numa ultrapassagem facilitada pelo seu companheiro de equipa Rickard Rydell (2,810s).

À frente destes dois ficou Augusto Farfus (BMW 320si) que venceu a segunda corrida com o tempo de 47m e 48,304s.
No quarto lugar ficou Jordi Gene (Seat), a 3,385s e o Português Tiago Monteiro (Seat) não conseguiu melhor que a quinta posição a 3,970s, seguido de Robert Huff (Chevrolet), a 4,219s do primeiro e de Andy Priaulx (BMW), a 4,583s.
Venham agora os clássicos!

Classificação Pilotos (Pontos): 1º. Yvan Muller 80, 2º. Gabriele Tarquini 66, 3º. Augusto Farfus 65, 4º. Rickard Rydell 46, 5º. Robert Huff 43, 6º. Jorg Muller 42, 7º. Andy Priaulx 38, 8º. Jordi Gené 32, 9º. Tiago Monteiro 31, 10º. Sergio Hernandez 29.

0 comentários:

Enviar um comentário