::...:: Red Bull Air Race ::...::

Está a chegar o momento mais alto deste ano… A Invicta está orgulhosa de receber o maior evento anual da aviação em Portugal. Os melhores pilotos do mundo e verdadeiramente as maiores máquinas de acrobacia do mundo estarão mais uma vez nesta cidade.


Recordo-me dos três dias abrasadores que o ano passado receberam esta grande festa. O publico não desiludiu, fazendo com que as margens do lindo Rio Douro mais parecessem um mar de gente. O dia da grande final, esse foi do fantástico Steve Jones e do seu magnifico Edge 54.


Para ser sincero, para mim, a prova perdeu grande parte da sua beleza devido ao facto de não se poder contar com uma passagem por baixo do tabuleiro inferior da ponte construída por Gustavo Eiffel. Mas o importante é que este ano vamos poder contar mais uma vez com estas belas máquinas.


Fiquem com o resumo desta prova de 2007……



De realçar que este ano temos, e após 5 corridas, a seguinte classificação:


1 - P. Bonhomme .........GBR......... Edge 540 ..............38 Pontos
2 - K. Chambliss ..........USA.......... Edge 540...............36 Pontos
3 - H. Arc........................AUT.......... Edge 540...............36 Pontos



O Edge 540, que domina a Red Bull desde 2006, este ano para não variar também conta com os primeiros 6 classificados.


Cá ficam as características das máquinas voadoras:


Edge 540 (Zivko Aeronautics, USA)
A Zivko Aeronautics de Oklahoma (USA), teve a incumbência de produzir um avião que pudesse realizar manobras padronizadas em alta velocidade, mas que em simultâneo permitisse aos pilotos serem criativos e desenvolverem novas manobras. O resultado foi o Edge 540. O pequeno avião monolugar (existe uma outra versão com dois lugares) é preciso e controlável ao mesmo tempo que não deixa de ser agressivo. O Edge é um avião ‘Shoulder Wing’ com asas extremamente resistentes. O uso de aço tubular composto resulta numa fuselagem extremamente leve, resistente e estável. De todos os aviões de competição o Edge 540 é o que tem a maior fiabilidade acrobática em relação ao seu peso.

Lugares: 1
Comprimento: 6.30 m
Envergadura das asas: 7.43 m
Peso: 530 kg
Potência: 340 cv
Velocidade max.: 426 km/h
Rotação: 420 °/sec
Max G: +/-12
Motor: AEIO 540 EXP
Design das asas: Simétrico, fibra de carbono
Hélice: Todas Hartzell “Claw”, excepto a do G. Dell: MTV9-203
Nº aviões no mundo: 40
Pilotos que o usam: Arch, Bonhomme, Chambliss, Dell, Goulian, Jones, Maclean, Mangold, Rakhmanin, Besenyei

Extra 300SR (Extra Aircraft, Alemanha)
O formato de competição da Red Bull Air Race exige um tipo de aviões que até agora não tinha sido produzido num nível oficialmente certificado. A “Extra Aircraft”, com a sua longa experiência na construção mundial de aviões acrobáticos, está agora a desenvolver uma ferramenta de corrida para assegurar os requisitos actuais do novo formato da Red Bull Air Race. O avião, segue as normas e os apertados parâmetros da Autoridade da Aviação Alemã “LBA” (Luftfahrt-Bundesamt), como autoridade reconhecida pela EASA (European Air Safety Agency). O design presta especial atenção a uma asa aerodinâmica optimizada para enfrentar os obstáculos de uma corrida deste tipo. Por sua vez, o peso total foi drasticamente reduzido dentro dos requisitos técnicos de segurança. O resultado é um avião capaz de voar a alta velocidade, dando ao piloto a opção de voar em curvas muito apertadas a altitudes relativamente baixas. Isto, por um lado, reduz o comprimento do traçado e, por outro, a exposição do piloto às forças G. O que contribui grandemente para uma maior segurança nos voos.

Lugares 1
Comprimento: 6.70 m
Envergadura da asa: 8.00 m
Peso: 550 kg
Potência: 340 hp
Velocidade max.: 407 km/h
Rotação: 340 °/sec
Max G: +10/-8
Motor: AEIO 580
Design da asa: Assimétrica, asa fina
Hélice: MTV 9-B-C-198-25
Nº aviões no mundo: 2
Pilotos que o usam: Ivanoff

MXS (MXR Technologies, USA)

O MXS é um novo tipo de avião que representa a última inovação em termos de design e tecnologia. O avião foi desenhado, utilizando sólidos modelos elaborados por computador, em que foi dado um especial ênfase à eficiência aerodinâmica. O MXS, é o único totalmente construído com fibra de carbono de nível “aeroespacial” o que lhe proporciona uma resistência superior e uma durabilidade nunca antes vista num avião deste tipo. A avançada tecnologia usada no MXS espera tornar-se num novo padrão a ser seguido no design de todos os aviões da Red Bull Air Race.
Lugares: 1
Comprimento: 6.28 m
Envergadura da asa: 7.31 m
Peso: 590 kg
Potência: 350 hp
Velocidade max.: 426 km/h
Rotação: 450 °/sec
Max G: +/-12
Motor: AEIO 540 EXP
Design das asas: Simétrico, fibra de carbono
Hélice: Hartzell “Claw”
Nº aviões no mundo: 1 protótipo, 1 avião (para a Red Bull Air Race), 6 em produção.
Pilotos que o usam: Lamb, Maclean


Para estarem a par de tudo sobre Red Bull Air Race
www.redbullairrace.com

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